Os benefícios corporativos têm se tornado uma ferramenta estratégica essencial para as empresas que desejam aumentar o engajamento e a satisfação dos seus colaboradores. À medida que o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, oferecer um pacote de benefícios atraente não só ajuda a atrair talentos, mas também a manter os funcionários motivados e leais à organização.
Tradicionalmente, os benefícios corporativos incluíam planos de saúde, seguro de vida, férias remuneradas e planos de aposentadoria. No entanto, as expectativas dos colaboradores modernos estão mudando, e as empresas estão respondendo com uma gama mais diversificada e personalizada de benefícios.
Nasce aí, uma nova possibilidade de engajamento para acompanhar as mudanças estruturais no mercado de trabalho conduzidas pelo chamado “futuro do trabalho”.
Nesta altura em que os trabalhadores qualificados se tornam cada vez mais escassos e as exigências de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal aumentam, essas ofertas tornam-se cada vez mais importantes. Eles refletem a cultura corporativa e mostram o quanto uma empresa valoriza o bem-estar e a satisfação de seus colaboradores
Os benefícios corporativos podem contribuir para promover uma imagem positiva junto dos empregadores e são, portanto, um fator que não deve ser subestimado como parte da estratégia de Employer Branding no Futuro do Trabalho.
Porém, existe ainda uma lacuna considerável entre as percepções dos empregadores e dos empregados sobre o que constitui bons benefícios no local de trabalho. Essa discrepância pode ser observada em várias áreas, como a importância atribuída a diferentes tipos de benefícios, a flexibilidade no trabalho e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Para além do salário, os benefícios corporativos importam
Historicamente, o salário foi considerado o principal fator de atração e retenção de talentos. No entanto, com a evolução das dinâmicas de trabalho e as mudanças nas expectativas dos empregados, os benefícios oferecidos pelas organizações tornaram-se um componente essencial na equação da satisfação profissional.
De acordo com pesquisa, publicada na Harvard Business Review, 83% dos colaboradores consideram que ter benefícios diferenciados é fator decisivo na hora de se candidatar a uma vaga ou permanecer no emprego. Outro dado para fortalecer esta ideia, é da pesquisa conduzida pela AICPA que revelou que 80% dos funcionários preferem um emprego que ofereça benefícios corporativos em vez de uma posição idêntica com um salário 30% superior, mas sem esses benefícios.
É fato: a evolução do ambiente de trabalho e as mudanças nas expectativas dos empregados estão reformulando a percepção sobre a importância dos benefícios para além do salário.
Essa mudança na mentalidade é um reflexo das transformações neste futuro, nem tão futuro, do trabalho. Com a digitalização, a valorização do bem-estar, as mudanças demográficas e a competitividade crescente, os benefícios corporativos tornaram-se um componente essencial para atrair, motivar e reter talentos.
A digitalização acelerada e a adoção de tecnologias avançadas permitiram novas formas de trabalho. Com a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, os empregados passaram a valorizar mais a flexibilidade de horário e a capacidade de equilibrar vida profissional e pessoal.
A conscientização crescente sobre a importância da saúde mental e do bem-estar físico, em meio a este turbilhão de telas, também está influenciando a valorização dos benefícios corporativos. Programas de bem-estar, acesso a academias, viagens a lazer, apoio psicológico e iniciativas de saúde preventiva estão sendo altamente valorizados pelos colaboradores.
Porém, a disparidade entre o que os empregadores oferecem e o que os empregados valorizam pode levar a desafios na retenção de talentos. Para reduzir essa lacuna, é fundamental que as organizações adotem uma abordagem holística, considerando as necessidades e expectativas dos funcionários.
Novos rumos nas organizações
Os benefícios oferecidos aos funcionários chegaram a um ponto onde a personalização às necessidades individuais não é mais apenas um diferencial, mas uma exigência essencial para a força de trabalho atual. Essa mudança reflete uma tendência mais ampla em direção à hiperpersonalização e à segmentação precisa em diversos setores, com grande foco nos benefícios e recompensas totais para os empregados.
Esses desenvolvimentos destacam a evolução dos benefícios no local de trabalho, visando atender às diversas necessidades da força de trabalho moderna. Se os benefícios demonstram reconhecimento e valorização, isso é positivo. No entanto, é ainda mais satisfatório e inspirador quando os funcionários se sentem compreendidos e apoiados em suas necessidades. “Valor agregado” é a expressão-chave nesse contexto.
Os colaboradores agora buscam benefícios e políticas aprimoradas que abrangem tanto a saúde física quanto a mental. De acordo com o estudo “Futuro dos Benefícios”, as organizações estão prontas para intensificar o investimento em diversos benefícios e iniciativas.
O estudo também revelou que 41% das organizações estão dispostas a expandir os benefícios de bem-estar dos funcionários para melhor atender suas necessidades.
Mas como escalonar essa personalização dos benefícios em conformidade com sua cultura organizacional?
Personalização dos benefícios em conformidade com sua cultura organizacional
A avaliação dos benefícios oferecidos aos funcionários deve ser realizada tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Esse processo abrangente pode ser facilitado através da coleta e análise de dados provenientes de pesquisas com funcionários, métricas de produtividade e comparações de taxas de rotatividade antes e depois da implementação dos benefícios corporativos planejados.
Uma excelente forma de entender quais benefícios são mais desejados pelos seus colaboradores é simplesmente dialogando com eles.
Conduzir entrevistas individuais e grupos focais com funcionários para obter insights mais profundos sobre suas percepções e experiências com os benefícios é um bom começo para compreender o novo estilo de vida que surge. Afinal, esse método permite uma compreensão mais detalhada das necessidades e expectativas dos empregados.
Os benefícios que as empresas oferecem para atrair talentos dizem muito sobre suas culturas e, portanto, influenciam fortemente a marca do empregador. As ofertas que permitem um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e melhoram os padrões de vida são, portanto, geralmente populares e uma boa escolha.
Assim como em viagens, ao escolher benefícios para os funcionários, é fundamental considerar não apenas o que é oferecido, mas como isso agrega valor à experiência de trabalho de cada indivíduo. Os benefícios certos não apenas motivam e engajam os funcionários, mas também criam uma cultura organizacional mais positiva e gratificante para todos.
Os benefícios não têm de necessariamente ser vantagens materiais. É fato, a felicidade de uma família com um benefício de viagens a lazer, as ofertas convenientes de academia para um colaborador fitness e outras soluções que melhor conciliam a vida privada e o trabalho são consideradas sempre atrativas.
Este artigo faz parte da série “A nova fronteira do engajamento” do Onhappy para as redes sociais . A curadoria de artigos tem a intenção de proporcionar uma visão abrangente e prática das tendências emergentes no futuro do trabalho e a importância da personalização dos benefícios corporativos. Os artigos são projetados para educar e inspirar profissionais de RH e líderes empresariais a adotar estratégias inovadoras que promovam o bem-estar e o engajamento dos colaboradores, como a adoção de viagens a lazer como parte do programa de benefícios.