Bonito, no Mato Grosso do Sul, é realmente beeeeeem bonito. A cidade é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, famosa especialmente por suas águas cristalinas, grutas, cavernas e uma rica vida selvagem.
Para se ter uma ideia do poder de sua atração, em 2023, o município registrou recorde de visitantes, foram mais de 313,3 mil turistas e 909,6 mil visitantes aos atrativos da cidade, segundo dados do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito.
A cidade oferece uma experiência imersiva para os amantes da natureza, com atividades que vão desde flutuação em rios de águas cristalinas, onde é possível observar uma variedade de fauna e flora aquática, até caminhadas por trilhas que levam a cachoeiras e grutas com lagos azulzinhos.
Além da beleza natural, Bonito tem uma infraestrutura turística muito bem desenvolvida, com guias locais especializados e um sistema de voucher único para controle e preservação ambiental. Todas as visitas são planejadas para minimizar impactos ao meio ambiente, mantendo a sustentabilidade do ecoturismo, que é vital para a região.
Como chegar em Bonito, MS?
Se está planejando sua viagem para Bonito, existem várias maneiras de chegar até lá, incluindo avião, carro ou transporte compartilhado.
Campo Grande possui um aeroporto internacional bem moderno, facilitando o acesso para quem vem de outras regiões do Brasil e até de países estrangeiros. Se ir para a capital do do Mato Grosso do Sul, você pode optar por alugar um carro, pegar um ônibus ou contratar um serviço de transfer para chegar a Bonito, que fica a aproximadamente 300 km de distância.
Para os motoristas mais experientes, a estrada é tranquila, reta e com um trajeto simples. Se prefere ter liberdade para explorar a paisagem ao longo do caminho e parar em diversas atrações pelo caminho, dirigir pode ser a escolha ideal. A estrada que liga Campo Grande a Bonito oferece belas paisagens e a oportunidade de conhecer outras cidades e pontos turísticos pelo caminho.
Por outro lado, Bonito também possui um aeroporto próprio, o Aeroporto Regional de Bonito (BMS), que recebe voos comerciais de algumas cidades do Brasil. Se você encontrar um voo direto para Bonito, pode ser uma opção mais conveniente, especialmente se estiver com pouco tempo ou quiser evitar a viagem terrestre adicional.
O que fazer em Bonito?
Gruta do Lago Azul
Este é um dos lugares mais espetaculares para se descobrir em Bonito. Localizada a cerca de 20 km do centro da cidade, a gruta é uma caverna subterrânea que abriga um lago de águas cristalinas e de um azul de outro planeta, que é sua característica mais marcante.
A gruta foi descoberta lá em 1924 por um índio terena, povo indígena falante de língua Aruak que habita a região do Mato Grosso do Sul e São Paulo, e desde então se tornou um dos principais pontos turísticos da região. A caverna é composta por estalactites e estalagmites que formam paisagens impressionantes.
O passeio pela Gruta do Lago Azul geralmente começa com uma descida em uma trilha de cerca de 300 metros até a entrada da caverna. Durante a caminhada, os visitantes podem observar a fauna e a flora típicas do cerrado brasileiro. Ao chegar à entrada da gruta, os turistas são recebidos com uma vista deslumbrante do lago azul, que fica a aproximadamente 90 metros abaixo da superfície.
Se você ficou curioso para saber o motivo da tonalidade do lago…tenho a resposta. A cor azul intensa da água é resultado da interação da luz solar com minerais presentes na água e nas rochas da caverna. Dependendo da época do ano e das condições climáticas, a cor do lago pode variar.
É importante ressaltar que o acesso à Gruta do Lago Azul é controlado e só é permitido com a presença de guias credenciados. Além disso, é necessário seguir algumas regras para preservar a beleza natural da caverna, como não tocar nas formações rochosas e não nadar no lago.
Para o Passeio na Gruta do Lago Azul o valor em baixa temporada é de R$ 110,00 por Pessoa e em Alta Temporada R$ 160,00 por pessoa (Não inclui Transporte).
Rio da Prata
Localizado em uma área de preservação ambiental, o Rio da Prata oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a vida subaquática em um dos mais claros rios de água doce do mundo. A flutuação ao longo de suas águas transparentes permite uma visão surreal da flora e fauna aquáticas, incluindo uma grande variedade de peixes coloridos e vegetação que se estende até o fundo do rio.
Além da riqueza da vida aquática, os visitantes também têm a chance de desfrutar da beleza natural das margens do rio, cercadas pela Mata Atlântica. O passeio tem início com uma caminhada pela mata ciliar dos Rios Olho d’Água e Prata, uma trilha interpretativa protegida por uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Durante o percurso, os visitantes têm a oportunidade de observar diversas espécies de aves e mamíferos que habitam a região, como quatis, macacos-prego, queixadas, cotias, tamanduás e catetos.
Abismo Anhumas
O principal destaque do Abismo Anhumas é a sua caverna subaquática, que possui um lago cristalino situado a cerca de 72 metros abaixo da superfície. Para acessar o lago, os visitantes precisam descer por uma fenda estreita na rocha, que leva a uma plataforma suspensa. A descida é feita com o auxílio de rapel, proporcionando uma experiência desafiadora.
Uma vez na caverna subaquática, os visitantes podem desfrutar de formações rochosas impressionantes e uma água cristalina que permite bons cliques. Mergulhadores certificados podem te levar para explorar as profundezas do lago, que abriga uma variedade de formações geológicas e vida aquática.
Além do mergulho, o Abismo Anhumas oferece outras atividades, como o rapel na fenda da caverna e a exploração das galerias subterrâneas. A região ao redor do abismo também é rica em biodiversidade, com uma vegetação exuberante e uma variedade de espécies de fauna silvestre.
Aquário Natural
Localizado a cerca de 7 km de Bonito, o Aquário Natural faz parte da Reserva Ecológica Baía Bonita e é mais uma possibilidade de fazer flutuação e admirar a fauna aquática.
A flutuação ocorre nas águas do Rio Baía Bonita, onde os participantes recebem um treinamento prévio na piscina do atrativo, familiarizando-se com o percurso, os equipamentos e as técnicas de flutuação.
Após o treinamento, os visitantes percorrem uma trilha de 500 metros pela mata ciliar até alcançarem o deck principal. A flutuação no Aquário Natural estende-se por um percurso de 800 metros até o encontro dos rios Formoso e Formosinho.
Se você sentir medo, um barco de apoio acompanha o grupo durante toda a flutuação, garantindo segurança e conforto.
Parque das Cachoeiras
O Parque das Cachoeiras é uma das atrações mais deslumbrantes e refrescantes (rs) de por lá. Também localizado em uma área de preservação ambiental, este parque oferece aos visitantes a oportunidade de explorar uma série de cachoeiras e piscinas naturais em meio ao poder da vegetação da região.
O destaque principal do Parque das Cachoeiras é a sua coleção de quedas d’água, cada uma mais impressionante do que a outra. Os visitantes podem desfrutar de trilhas bem cuidadas que os levam a cachoeiras de diferentes tamanhos e alturas.
Para os mais aventureiros, o Parque das Cachoeiras oferece ainda a oportunidade de praticar atividades como tirolesa e rapel.
Gostou do que Bonito tem a oferecer? Não perca tempo e reserve sua viagem agora mesmo com a Onhappy, o benefício de viagens de lazer da Onfly! Quer uma dica? Converse com o RH da sua empresa sobre a possibilidade de integrar nossa solução e transformar a experiência de viagem de toda a equipe.