O extravio de bagagem é mais do que um contratempo em viagens – é uma preocupação que pode afligir qualquer pessoa. Imagine a ansiedade ao chegar ao destino e perceber que sua mala despachada não está na esteira junto com você. Essa frustração é exatamente o que ocorre quando uma mala não chega ao seu destino final junto com o passageiro.
O extravio de bagagem é uma situação inconveniente para os passageiros e causa diversos transtornos e atrasos em sua viagem, além de demandar esforços para localizar e recuperar a bagagem perdida.
Cada companhia aérea têm procedimentos específicos para lidar com o extravio de bagagem e geralmente oferecem assistência aos passageiros afetados. E é sobre isso que iremos explorar por aqui. Bora entender sobre essa situação desafiadora e entender como lidar com ela de forma eficaz?
Quais as recomendações gerais em caso de extravio de bagagem?
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a bagagem extraviada é toda bagagem despachada pelo passageiro que não lhe for entregue no ponto de destino, como dispõe as condições gerais de transporte aplicáveis ao transporte aéreo doméstico e internacional de bagagem.
Segundo o Art. 32. da Resolução Nº 400, de 13 de dezembro de 2016 que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte Aéreo, caso sua bagagem seja extraviada, é necessário comunicar imediatamente à empresa aérea, assim que constatar sua falta. Essa comunicação deve ser feita junto ao balcão da empresa ou de sua representante, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela.
Para fazer sua reclamação e indicar o fato, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem e documento de identificação oficial. Além disso, a transportadora pode solicitar o preenchimento de formulários para o recolhimento de dados pessoais e informações da bagagem, como cor, itens, tamanho e outros detalhes que ajudem na identificação.
A bagagem, segundo o órgão federal, poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Não sendo localizada e entregue no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias.
O valor da indenização é variável, podendo chegar até 1.131 Direitos Especiais de Saque (DES), cesta de moedas internacionais que inclui o dólar dos Estados Unidos, o euro, o iene japonês, a libra esterlina e o yuan chinês, para voos domésticos e 1.288 DES para voos internacionais. Essa moeda do Fundo Monetário Internacional cujo preço varia diariamente pode ser consultada no site do Banco Central do Brasil.
Quando ocorre o extravio de bagagem, os passageiros têm direito a receber compensação da companhia aérea por despesas emergenciais durante o período em que estiverem sem seus pertences, desde que fora de seu domicílio. É importante ressaltar que as companhias aéreas determinam os métodos e os limites diários para essa compensação.
A empresa aérea deve realizar o pagamento dentro de 7 dias após o passageiro apresentar os comprovantes necessários. Se for localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro.
Mas como funciona este protocolo nas principais companhias aéreas que atuam no Brasil? Veja a seguir
Latam
Se você estiver voando pela LATAM, a companhia orienta como reagir caso sua mala não chegue ao seu destino em dois cenários. Se ainda estiver no aeroporto, antes de deixar a área de retirada de bagagem, procure um dos membros da equipe LATAM para obter o formulário “Report My Bag”, que oficializa seu caso de extravio. Além disso, a equipe solicitará algumas informações pessoais, que serão especificadas no formulário.
Após o preenchimento do formulário, a companhia iniciará o processo de busca da bagagem perdida. Durante o período de procura, a LATAM manterá contato ativo com você para fornecer atualizações, solicitar informações adicionais e orientar no processo de indenização, se necessário.
Você também pode verificar o status do seu caso a qualquer momento, inserindo seu sobrenome e o código do formulário “Report My Bag” no site da companhia.
O segundo cenário é caso você já esteja fora do aeroporto. Nesse caso, entre em contato com a equipe especializada em bagagem da LATAM por meio do WhatsApp disponibilizado no site da companhia para que possam orientar você da melhor maneira possível.
Gol
No caso da Gol, a companhia orienta que, se você não receber sua bagagem na chegada do seu voo, dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL, ainda na área de desembarque, e preencha o Relatório de Irregularidade de Bagagem. O número de referência do extravio será fornecido no momento do atendimento ou posteriormente via SMS. Eles ressaltam a importância de guardar esse protocolo para o acompanhamento do rastreamento da sua bagagem.
No seu código de conduta, a Gol afirma que, caso sua bagagem não seja encontrada no prazo de 7 (sete) dias para voos nacionais ou 21 (vinte e um) dias para voos internacionais (a contar da data do Registro de Irregularidade de Bagagem), a Central de Indenização entrará em contato para prosseguir com a indenização final.
Como de costume, a companhia aérea permite que você acompanhe a solicitação. Para isso, basta acessar o site da companhia, informar o número de referência do extravio e seu primeiro nome ou sobrenome. Se necessário, realize alterações no campo “Editar” ou, se precisar de informações adicionais, envie uma mensagem no campo “Entre em contato com sua companhia aérea”.
Azul
Se a sua bagagem não foi localizada no mesmo voo dirija-se ao balcão de atendimento na área de desembarque do aeroporto e abra um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Guarde o comprovante de bagagem despachada fornecido no check-in até a retirada da bagagem.
Nos primeiros cinco dias, o aeroporto o manterá informado sobre as buscas. Se a bagagem não for encontrada após cinco dias e você não tiver registrado a reclamação, abra um protocolo na central de atendimento e acompanhe atualizações via e-mail ou pelo site da Azul.
Em caso de extravio, é disponibilizado auxílio emergencial, sob averiguação da companhia: até R$ 200,00 para voos nacionais, $150,00 para voos internacionais com destino aos EUA ou América do Sul (exceto Brasil) e €150,00 para voos com destino à Europa.
Dicas para preparar sua bagagem
Para evitar problemas com sua bagagem, algumas recomendações podem ajudá-lo a evitar contratempos durante a viagem. As etiquetas de identificação colocadas no check-in podem se perder durante o trajeto até a aeronave, portanto, adicionar identificações pessoais pode agilizar a localização em casos de extravio.
Uma dica é colocar um identificador ou uma tag de mala na parte externa da bagagem com alguns dados pessoais, como seu sobrenome, número de telefone e e-mail. Na parte interna, inclua um cartão de visita ou um papel com as mesmas informações.
Outra dica para ajudar na identificação é remover todas as etiquetas de viagens anteriores. Caso ache necessário uma segurança a mais, personalize sua mala com fitas, adesivos ou outros acessórios que facilitem a identificação na esteira de restituição de bagagens, evitando trocas.
Adapte o tamanho da sua bagagem às suas necessidades e certifique-se de que ela está corretamente fechada, pois bagagens excessivamente sobrecarregadas correm o risco de se romper.
Leve objetos de valor, frágeis ou indispensáveis, como chaves, documentos, joias, dinheiro, medicamentos e receitas, na bagagem de mão. Além disso, assegure-se de que seus itens podem ser transportados na cabine ou no porão.
Na hora de identificar sua bagagem, em caso de extravio, qualquer informação ou material ajuda. Uma prática que pode fazer parte da sua rotina de viagem é fotografar sua bagagem despachada antes da viagem para ser localizada mais rapidamente.
Esperamos que você tenha desfrutado deste artigo e tenha encontrado informações valiosas na Onhappy para sua viagem em caso de extravio de bagagem! Para ficar atualizado com mais conteúdo incrível, dicas de viagem e novidades exclusivas, siga-nos nas redes sociais.