Ao traçar um roteiro de viagem, é fundamental levar em consideração sua permanência no destino e ter em mente quais serviços serão essenciais para você durante sua estadia. Para isso, é de extrema importância entender até que ponto cada modelo poderá te atender.
Mas você já se perguntou o que faz com que um hotel seja classificado como 5 estrelas e seja até mesmo considerado hospedagem de luxo? Todos são lugares onde você pode se hospedar e passar um tempo, certo?! Mas o que exatamente os diferencia entre si?
Neste artigo veremos a fundo como é feita a classificação de estrelas dos hotéis: como esse modelo foi estruturado, o que define cada categoria e elucidar para que você saiba exatamente qual é o local que melhor se encaixará em sua próxima viagem! Vamos lá?!
O porquê das estrelas dos hotéis
Antes de tudo, é importante frisar que embora o modelo de estrelas dos hotéis seja amplamente conhecido e utilizado, não existe atualmente um conceito único e estruturado globalmente para determinar que um hotel possua seu número de estrelas.
Essa definição pode variar dependendo da nacionalidade e normas de cada país onde o local se encontrar, além de diversas variáveis, como operadoras de turismo ou a cotação vigente.
Brevemente, a maioria dos países possui um sistema de classificação regulamentado por seu orgão de indústria hoteleira e é importante ressaltar, que, dependendo da localidade, o símbolo pode não ser necessariamente uma estrela, mas sim diamantes ou letras.
O sistema de classificação de estrelas dos hotéis que é geralmente utilizado pela maioria das redes de hotéis, teve seu início no ano de 1958, criado não por uma empresa de hotéis, mas sim, do ramo petrolífero, a Mobil Corporation.
Com o intuito de impulsionar as road trips (viagens de carro) nos Estados Unidos, a Mobil desenvolveu o Mobil Travel Guide, um guia que classificava os estabelecimentos com estrelas levando em consideração critérios de hospedagem pré-definidos.
Posteriormente, o guia foi renomeado para Forbes Travel Guide, como é conhecido até a atualidade, expandindo-se para contemplar e avaliar estabelecimentos em todo o planeta.
A avaliação é feita por fiscais em anonimato, que levam em consideração critérios do Guia para realizarem suas análises, determinando assim um resultado que pode variar de 1 estrela (para hotéis com serviços mais limitados), até 5 estrelas para os mais excepcionais.
Como é feita a classificação no Brasil?
Em território brasileiro, os estabelecimentos devem seguir as normas e predefinições do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem ou SBClass, regidos pelo Ministério do Turismo para classificar as estrelas dos hotéis. Mas afinal de contas, o que um hotel precisa entregar ou fazer para que receba e garanta as suas são almejadas estrelas?
A classificação é feita a partir da estrutura do estabelecimento e dos serviços que são prestados em seu território. São levados em consideração na análise diversos pontos, tais como recepção, capacitação da equipe profissional e nível de atendimento ao hóspede, segurança, qualidade, estrutura e manutenção das áreas de lazer e qualidade alimentícia.
1 Estrela ⭐
Estabelecimentos geralmente de pequeno porte, e com os serviços mais básicos e essenciais. Geralmente oferecerão um quarto (metragem mínima de nove metros quadrados) com cama e acesso a banheiros privativos.
Também é uma exigência que os hotéis uma estrela possuam guarda-volumes, locais seguros onde o hóspede possa guardar pertences importantes, estacionamentos e também serviços de café da manhã.
Outro serviço incluso é a troca de roupa de cama (geralmente em dias alternados), e a recepção precisa estar acessível por telefone 24h e aberta para atendimento presencial por no mínimo 12h.
Sendo assim, são hotéis com serviços mais simples, econômicos e modestos, com hospedagens indicadas para pessoas que desejam apenas permanecer em um local por determinado tempo, mas sem muitos luxos e altos investimentos financeiros.
2 Estrelas ⭐⭐
Ainda considerados hotéis de pequeno porte, mas com estruturas mais elaboradas que os do nível anterior. Geralmente possuem 2 a 4 andares e podem ter fácil acesso a locais para transportes públicos.
Nos hotéis 2 estrelas, os estabelecimentos precisam contemplar todos os outros requisitos anteriores, além de que os quartos devem ter no mínimo 11 metros quadrados e podem ter elementos extras, como uma televisão.
Além disso, vale ressaltar que os serviços oferecidos na recepção podem ser mais abrangentes, porém podem ser oferecidos como taxas adicionais incluídas ao valor final da estadia.
O estabelecimento deve também possuir uma sala de estar com televisão acessível aos hóspedes e trabalhar com cartões de crédito/débito como meio de pagamento.
3 Estrelas ⭐⭐⭐
Estabelecimentos com acomodações mais amplas e espaçosas, com serviços diários de troca de roupa de banho. Os quartos residenciais, além de todos os outros elementos citados anteriormente, precisam estar devidamente equipados com ar-condicionado e móveis geralmente com maior qualidade.
Também o serviço de recepção presencial fica aberto por mais tempo, 18 horas e permanece acessível por telefone durante 24 horas. Neste nível de estabelecimento, os hóspedes também têm acesso à internet nas áreas sociais.
Em relação à lazer, os hotéis de 3 estrelas são mais equipados, podendo ter mais instalações adicionais, como restaurante, áreas verdes, piscinas e até mesmo playgrounds e academias. Também vale ressaltar que a partir de 3 estrelas, os hotéis devem fornecer berços às famílias com crianças pequenas.
4 Estrelas ⭐⭐⭐⭐
Estabelecimentos grandes e com uma robusta gama de serviços e opções para o hóspede voltados para proporcionar uma experiência de grande conforto e qualidade, tendo o atendimento ao usuário como principal prioridade.
Nos hotéis 4 estrelas, o estabelecimento já não é mais visto somente como um local de estadia do cliente, mas também muitas vezes, o próprio destino, tendo diversas opções para aproveitamento e lazer do usuário nas próprias dependências.
Os quartos nos hotéis 4 estrelas são grandes, espaçosos, confortáveis, com diversos equipamentos e boas decorações. A troca tanto das roupas de cama quanto das de banho é feita diariamente e há acesso à internet em praticamente todas as áreas sociais.
Os serviços do restaurante são mais completos, disponíveis nos períodos de café da manhã, almoço e jantar, além de terem também serviço a la carte e bares, todos proporcionados por uma equipe devidamente qualificada gastronomicamente.
Também é uma exigência que os hotéis 4 estrelas possam proporcionar ao cliente, no mínimo, três serviços acessórios que possam ser usufruídos dentro da própria instalação territorial do hotel, como exemplo, lojas de conveniência, reserva de espetáculos, transportes especiais, salões de beleza, dentre outros.
5 Estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐
É a maior classificação presente nas categorias de hotéis brasileiros definida pelo Ministério do Turismo e nas demais nacionalidades estão presentes os melhores e mais sofisticados hotéis do mundo.
Os hotéis de 5 estrelas são estabelecimentos de grande magnitude e muito luxuosos, com as melhores instalações e equipes profissionais do mercado hoteleiro.
Os quartos além de amplos e confortáveis, geralmente possuem unidades com banheiras e hidromassagem, além de camas com colchões de dimensões superiores ao padrão nacional.
Aqui você encontrará acomodações e serviços de altíssimo nível, com serviços de quarto 24h, piscinas aquecidas, quadras esportivas, saunas, serviços de spas e massagens, bares e serviços de transporte, todos com os melhores designs e equipamentos de qualidade.
Nos restaurantes, um dos grandes diferenciais é a alta variedade e alcance gastronômico, que podem atender inclusive dietas especiais (vegetarianas, veganas, hipocalóricas, dentre outras).
Além disso, nas dependências do hotel com classificação 5 estrelas são exigidos no mínimo seis serviços acessórios e também precisam oferecer serviços de concierge aos usuários, que são profissionais voltados para atendimentos individualizados, que poderão auxiliar e indicar roteiros completos ao cliente, contemplando destinos, reservas e traslados.
Com essas explicações, agora ficou fácil de entender a classificação de estrelas dos hotéis de destino da sua viagem, certo?!
Compartilhe então com aquele seu amigo que está sempre com a mala pronta pra viajar e não deixe de seguir o Onhappy😉