Acabamos de lançar nosso primeiro estudo, intitulado “Panorama de Benefícios Corporativos – Percepções e Expectativas para 2025”, trazendo à tona dados sobre as tendências e as percepções sobre a oferta de benefícios corporativos dentro das organizações no Brasil. Segundo nosso levantamento, 62,87% das empresas brasileiras estão planejando aumentar o orçamento destinado a benefícios corporativos em 2025, um indicativo claro da crescente preocupação com o bem-estar dos colaboradores.
Nos últimos anos, o cenário dos benefícios corporativos passou por uma verdadeira revolução. Se antes as empresas focavam em pacotes padronizados como saúde, transporte e alimentação, hoje o panorama é bem diferente. De acordo com Gian Farinelli, Head de Felicidade Corporativa da Onhappy, “os benefícios se tornaram essenciais para a satisfação e retenção de talentos”, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo.
O estudo, que foi realizado entre junho e julho de 2024, envolveu líderes e profissionais de Recursos Humanos de empresas de diversos setores, como indústria, varejo, serviços e tecnologia. Nosso objetivo com ele era mapear práticas atuais e identificar as novas tendências no mercado de benefícios.
Foco no bem-estar e na retenção de talentos
A pesquisa revelou que 72,81% dos profissionais de RH reconhecem a importância do bem-estar físico e mental para a produtividade e satisfação dos colaboradores. Além disso, quase metade (47,08%) acredita que o RH está focado em oferecer benefícios que realmente impactam o dia a dia dos colaboradores, com 40% das empresas planejando um aumento moderado no orçamento e 22,8% mirando um aumento significativo em 2025.
Empresas de diferentes portes também mostram estratégias distintas: 64,15% das médias empresas planejam aumentos consideráveis, enquanto as grandes corporações buscam equilibrar custos com benefícios atrativos para manter a competitividade. Entre as empresas de pequeno porte, 67% indicam foco no bem-estar dos colaboradores, enquanto nas médias e grandes corporações esses números saltam para 79% e 71%, respectivamente
Outro fator que vem moldando o cenário é a chegada da Geração Z ao mercado de trabalho. Essa geração traz uma nova perspectiva sobre os benefícios corporativos, valorizando pacotes bem estruturados como fator crucial para atração e retenção de talentos.
Benefícios como pilar da estratégia de RH
O estudo reforça a importância de implementar benefícios que vão além do tradicional, incorporando práticas focadas no bem-estar e na qualidade de vida. Isso inclui programas de saúde mental, acesso a academias, e a inclusão de benefícios como viagens de lazer, uma área em que a Onhappy atua fortemente.
Em um mercado cada vez mais competitivo, os benefícios corporativos já não são mais vistos apenas como um custo, mas como um investimento estratégico para melhorar a retenção de talentos e a produtividade. Como Gian Farinelli ressalta, “os benefícios são parte essencial, mas sua eficácia depende da correta implementação, aliada a um ambiente organizacional saudável e lideranças capacitadas.”
O estudo completo está disponível para download e pode ajudar empresas a se prepararem para as novas demandas do mercado, garantindo que seus pacotes de benefícios estejam alinhados com as expectativas de seus colaboradores e com as tendências de um mercado em constante evolução. Clique no banner abaixo!