A festa junina é uma das celebrações mais icônicas do calendário cultural brasileiro, especialmente para as regiões Nordeste e Sudeste, mas com presença em todo o país. É tempo de vestir-se com trajes coloridos, dançar ao som do forró e aproveitar os melhores quitutes que uma boa festa junina tem a oferecer.
A festa no Brasil tem suas raízes em uma mistura de influências culturais que remontam ao período colonial. Originada das festas dos santos populares europeus, como São João, São Pedro e Santo Antônio, a celebração foi incorporada às tradições indígenas e africanas, resultando em uma manifestação cultural única no contexto brasileiro.
Um dos elementos mais característicos das festas de São João são as danças de quadrilha, que representam não apenas uma forma de entretenimento coreografado, mas também um meio de preservação e transmissão de tradições locais. Além da música de forró pé-de-serra, temos as decorações com bandeirinhas coloridas, as fogueiras e as comidas típicas como canjica, milho verde e pamonha.
Entre todas as festas juninas ao redor do Brasil, algumas se destacam pela sua grandiosidade, tradição e capacidade de encantar quem as visita. A seguir, prepare-se para conhecer cinco festas tradicionais que valem a pena conhecer um dia na vida.
São João de Campina Grande
Campina Grande, PB
Prepare-se para dançar, cantar e se encantar com o calor humano e a hospitalidade que só o São João de Campina Grande pode oferecer. O São João de Campina Grande é conhecido como “O Maior São João do Mundo” e em 2024 marca os 160 anos da cidade paraibana
Com mais de 500 atrações programadas ao longo de 33 dias, de 29 de maio a 30 de junho, os visitantes tem a oportunidade de vivenciar mais de mil horas de entretenimento variado.
A importância do São João para Campina Grande vai além do entretenimento: é uma celebração da identidade nordestina, da riqueza cultural e da tradição que permeiam a cidade. Para os amantes da cultura nordestina e para os que buscam uma experiência única de festa junina, o São João de Campina Grande é uma parada obrigatória.
São João de Caruaru
Caruaru, PE
Caruaru, localizada no agreste de Pernambuco e conhecida como a “capital do forró”, recebe um dos maiores e mais vibrantes festejos juninos do Brasil. Com uma programação que se estende por impressionantes 72 dias, a cidade se transforma em um verdadeiro mar de bandeirinhas, balões e fogueiras, para festejar a cultura nordestina.
Organizado desde 1984 pela Fundação de Cultura de Caruaru, centenas de artistas (locais e nacionais) e grupos folclóricos se apresentam a cada edição em diversos polos juninos descentralizados por toda a cidade.
Na última edição antes da pandemia (2019), de acordo com a CIMGE, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pela cidade no São João.
Festa Junina de Votorantim
Votorantim, SP
Outra cidade que entra no clima da festa junina é Votorantim, cidade paulista que faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba e está situada a aproximadamente 100 km da capital São Paulo.
Desde 1915, a Festa Junina de Votorantim, com os seus 109 anos de tradição, se enfeita com bandeirinhas coloridas e celebra o São João. Hoje, é um marco cultural da cidade, atraindo milhares de pessoas com suas delícias gastronômicas, atrações diversas e shows de artistas renomados. Embora tenha começado de forma simples e discreta, a festa cresceu ao longo dos anos.
A edição 2024 da maior festa junina do estado de SP já recebeu Alok, Luan Santana, MC Ryan SP e MC Daniel, Eduardo Costa, Ana Castela, Fábio Jr, Jão, Sorriso Maroto, Padre Fábio de Melo e Jorge e Mateus.
São João do Maranhão
Maranhão, MA
Lá no Maranhão, a celebração é marcada pela riqueza cultural maranhense, destacando a tradicional manifestação folclórica do bumba-meu-boi e seus 5 sotaques (o de orquestra, matraca, costa de mão, zabumba e da baixada). As emblemáticas apresentações são conhecidas por suas músicas animadas, danças coloridas e rituais que celebram tanto aspectos religiosos quanto culturais da região.
Tanta originalidade e contribuição para a cultura brasileira, fez com que o Complexo do Bumba Meu Boi fosse reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Junto ao cacuriá, quadrilhas e grupos de tambor de crioula, essas manifestações culturais ganham vida nos arraiais espalhados por toda a cidade e pelo interior do estado, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar apresentações tradicionais, adquirir artesanato local e saborear pratos típicos, com destaque para a rica culinária à base de frutos do mar.
Arraiá de Belô
Belo Horizonte, MG
Celebrando a cultura das festas juninas, Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, não fica de fora e promove o tradicional Arraiá de Belô. Em sua, 45ª edição, em 2024, o evento traz em seu DNA o poder das quadrilhas em uma competição com muita dança, cores, sorriso no rosto e toda a tradição do São João.
Este ano, o Arraial de Belo Horizonte ocorrerá nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho em um novo local: o Mineirinho. Além das tradicionais competições de quadrilhas e shows de artistas locais e nacionais, os participantes poderão desfrutar de uma diversidade de opções gastronômicas na Vila Gastronômica montada no estádio.
A festa belo-horizontina já foi considerada pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado do São João de Campina Grande (PB) e São Luís (MA), citados ao longo deste artigo.
E ai? Deu vontade de cair no forró em alguma dessas festas? Esperamos que você tenha desfrutado deste artigo e tenha encontrado informações valiosas na Onhappy para sua viagem! Para ficar atualizado com mais conteúdo incrível, dicas de viagem e novidades exclusivas, siga-nos nas redes sociais.