Por entre os vales da Serra Gaúcha, ergue-se a imponente Gramado, onde o tempo parece ter encontrado seu refúgio e a beleza se revela em cada detalhe. A cidade é uma das mais encantadoras e visitadas do Brasil. Só em 2023, a cidade recebeu mais de 8 milhões de turistas, segundo dados da prefeitura local.
Essa popularidade não é surpreendente quando se considera a riqueza de atrações que Gramado oferece. Desde sua arquitetura inspirada nas vilas europeias até suas paisagens deslumbrantes, a cidade cativa os corações de quem a visita.
Apesar da cidade ser frequentemente associada ao luxo e à exclusividade, há uma rica variedade de experiências gratuitas que aguardam os visitantes de todas as idades e interesses. Desde parques naturais a exposições culturais, a cidade oferece oportunidades únicas para desfrutar sem gastar um centavo.
Há muito mais do que apenas os luxuosos atrativos que normalmente ganham os holofotes nos roteiros de viagem. Enquanto muitos associam a cidade a preços elevados e experiências exclusivas, há um mundo de surpresas acessíveis a todos os visitantes, independentemente do orçamento.
Em uma parceria entre Onhappy e a rede Laghetto, confira alguns desses destinos abaixo:
Lago Negro
Comece sua jornada com uma visita ao Lago Negro, um dos cartões postais de Gramado. Este lago artificial de águas escuras é cercado por árvores frondosas que contribuem para o cenário perfeito para aproveitar e relaxar durante o seu passeio na região. Não deixe de tirar fotos na famosa ponte que atravessa o lago.
Em qualquer parte do dia é possível ver pessoas praticando esportes e exercícios nos arredores do lago, como caminhadas, corridas e pessoas com suas bicicletas. O entorno que contém calçamento e ruas sem muitos obstáculos contribuem para as atividades.
Se você gosta de uma leve aventura, é possível utilizar os tradicionais pedalinhos para dar uma volta pelo lago. Passeio ideal para os românticos de plantão e famílias com crianças. O serviço funciona diariamente, das 8h30 às 18h.
Uma curiosidade. Você sabia que após um incêndio que devastou parte da vegetação do lago, o criador do parque, Leopoldo Rosenfeldt, importou da região da Floresta Negra, da Alemanha (seu país de origem), mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago para recuperar o paisagismo da atração? Incrível, né?
Rua Coberta
Símbolo do charme de Gramado, a Rua Coberta é perfeita para um passeio à tarde e tirar boas fotos para as redes sociais. Após sua revitalização, o trânsito de veículos foi impedido e a rua se tornou uma das mais famosas da cidade. São quase 100 metros de comprimento que ligam a principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros, a Rua Garibaldi.
Bem no centro da cidade, o espaço instagramável possui restaurantes, lojas e cafeterias e uma cobertura de acrílico que dá toda a elegância para o local.
Na época do Festival de Cinema de Gramado, um grande tapete vermelho é estendido em sua extensão para receber artistas, moradores e convidados. Além disso, esporadicamente há outras intervenções artísticas no ponto turístico.
Praça das Etnias
Outro ponto turístico imperdível e na faixa é um dos principais marcos da cultura de Gramado. Esta praça é uma homenagem às diferentes culturas que contribuíram para a formação de Gramado.
Os visitantes podem explorar a arquitetura das casas típicas de cada etnia representada: uma casa com arquitetura italiana, contendo um memorial, outra de estilo alemão, que é a Casa do Colono, e uma terceira com influência portuguesa.
A Praça das Etnias abriga uma feira permanente com produtos artesanais e tradicionais da região. Devido à sua proximidade com a rodoviária, a Praça sempre tem um fluxo intenso de pessoas, seja pelos turistas que a visitam para fotografar ou pelos residentes de Gramado e da cidade vizinha, Canela.
Palácio dos Festivais
Famoso pelo movimento cultural e cinematográfico, este é um ponto cultural essencial na cidade.
No mês de agosto, os olhares se voltam para o local, por causa do tão esperado Festival de Cinema. O tapete vermelho na Rua Coberta é estendido até as portas do palácio, convidando os cinéfilos e os curiosos a participarem desse evento.
Durante o festival, uma seleção diversificada de filmes – desde curtas até longas-metragens – é submetida à análise de um júri técnico e do público, que lota as salas de cinema ansioso para conferir as produções concorrentes e, é claro, para dar uma espiada nas celebridades que marcam presença.
Além disso, o Palácio se torna uma grande bilheteria para os principais eventos da cidade, como o Natal Luz.
Mesmo que você não visite durante o festival ou nas festividades sazonais, o edifício em si vale a pena ser visto. O palacete tem todo um toque colonial e que dá todo o charme para a construção.
Entradas da cidade
As entradas de Gramado se tornaram pontos turísticos por si só.
O primeiro ponto turístico que você encontrará ao chegar a Gramado pela ERS 235, passando por Nova Petrópolis na chamada Rota Romântica, é o Pórtico de Gramado. Inaugurado em 1973, este pórtico é uma verdadeira obra de arte inspirada no estilo bávaro, construído em pedra e adornado com detalhes em lambrequim.
Ao seguir pela ERS 115 em direção a Gramado, passando pelo Vale dos Sinos e pela cidade de Taquara, você encontrará o Pórtico de Várzea Grande, localizado no bairro industrial de Gramado. Este pórtico, inaugurado em 1991, apresenta uma arquitetura de estilo normando, que ressalta as profundas raízes de origem alemã que fazem parte da identidade da cidade.
Fonte do Amor Eterno
A atração mais romântica para os apaixonados de plantão em Gramado, está localizada na Praça das Etnias.
O conceito por trás da Fonte do Amor Eterno é simples, mas poderoso: os casais depositam cadeados com seus nomes gravados na estrutura da fonte como um símbolo de seu amor duradouro e compromisso mútuo. Tem ato de amor mais verdadeiro em uma viagem de casal?
Comprar um cadeado por lá pode ser bem salgado, mas o monumento, o conglomerado de cadeados coloridos e sua representatividade diz por si só.
Igreja de São Pedro
Construída em estilo bávaro, a Igreja apresenta uma fachada única com uma torre de 46 metros de altura e toda revestida em pedras balsáticas. Seu interior é igualmente único, com belos vitrais coloridos, que contam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo, e altares ornamentados.
Na parte da frente da igreja há monumentos dedicados aos apóstolos e uma estátua de São Pedro com a chave do Céu, tornando-a uma parada obrigatória em qualquer itinerário de viagem pela cidade.
Mirante Vale do Quilombo
Sua proximidade com o centro da cidade, combinada com a vista espetacular que oferece do vale e das montanhas, o torna um destino acessível e incrível para os turistas.
Com essa localização conveniente, não é surpresa que o mirante seja um ponto tradicional para tirar fotos. Localizado em uma das áreas mais altas da cidade, com mais de 850 metros de altura, o mirante proporciona aos visitantes uma vista panorâmica espetacular, especialmente ao pôr do sol.
Você pode chegar ao mirante de diversas maneiras: de carro, a pé, de moto ou de bicicleta. Não há taxa de entrada, já que o local é de acesso livre. Na Avenida das Hortênsias, em direção a cidade vizinha de Canela, há uma área de acostamento em que os veículos podem estacionar para que os visitantes cheguem até a calçada com vista para o vale.
Rua Torta
Ver uma rua curva de poucos metros pode parecer uma atração boba, mas todo seu entorno contribui para que a Rua Torta consiga alguns minutos da sua visita.
A Rua Emílio Sorgetz, é uma atração peculiar por lá devido sua aparência tortuosa e um ótimo lugar para tirar fotos divertidas. Além disso, ao longo da rua, os visitantes podem encontrar lojas de souvenirs, cafés charmosos e outras atrações que complementam a atmosfera do local.
Mais atrações gratuitas?
Em nosso mapa, você encontrará uma seleção cuidadosamente elaborada de atrações que prometem surpreender e encantar, sem custar um centavo.
E para garantir uma estadia confortável durante sua jornada, consulte nosso guia dos hotéis Laghetos mais próximos de cada ponto turístico, com uma seleção exclusiva de acomodações.
Então, pegue o mapa, escolha seus destinos favoritos e prepare-se para uma experiência inesquecível nesta charmosa cidade da Serra Gaúcha.